• O que você esta procurando?

    » Parque Nacional Dos Lencóis Maranhenses, Uma Rara Beleza



    Redação Anuncifácil

     

    Situado no nordeste do estado do Maranhão, a uma distância de cerca de 260 km de São Luís, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são um raro fenômeno geológico, formado ao longo de milhares de anos, através da ação da natureza, algo que não há comparação em outra parte do mundo, que pode ser definido como um imenso “deserto” de areias brancas, com 155 mil hectares de dunas, mas com centenas de lagos, rios e manguezais. Protegido como Área de Proteção Ambiental (APA), os Lençóis Maranhenses é uma paisagem maravilhosa, algo de encher os olhos, sendo um dos mais belos cartões postais brasileiros. Visto de cima, se assemelha a um grande lençol jogado ao vento, daí vem à origem do nome do Parque.

     

    Graças às chuvas que caem na região durante os meses de dezembro a julho, os rios transbordam e formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque. São inúmeras as lagoas de águas doces, que variam seus tons de azul e verde transparente e que ganham ainda mais cores com as praias desertas, com as aves migratórias, que enfeitam o céu turquesa e com o brilho dourado do incessante sol tropical, garantindo uma visão inigualável, um paraíso único, em território brasileiro.

     

    Nas dunas de areias brancas e finas, chamadas de “morrarias”, é possível surfar com pranchas de madeira, ou mesmo se aventurar no gigantesco deserto com buggys ou Jipes 4x4, onde o ponto mais alto para o explorador é a “Lagoa da Gaivota”, uma verdadeira miragem no meio da imensidão, que surge como uma enorme mancha azul de água transparente, um verdadeiro oásis no meio do deserto. De tão bela que é a visão, muitos preferem não sair dali para ficar a vontade e se esquecer que existe um mundo longe dali, rodeado do caos da vida moderna. Segundo os administradores do parque, muitos turistas são seduzidos pela paisagem e acabam por não querer conhecer as outras atrações dos Lençóis Maranhenses.

     

    O local é rodeado de pequenas e rústicas pousadas, porém o conforto e a comodidade garantem a tranqüilidade e bem estar do visitante, além da gastronomia regional. Um dos fatores que implica toda esta rusticidade, porém com muito charme, é o fato que a luz elétrica é fornecida por geradores e estes são desligados diariamente às 22h. Mas quem já passou por essa experiência, afirma que a sensação é extremamente agradável. Quando as luzes são desligadas, o único ruído vem do vento. A natureza oferece nas noites de lua nova, um céu repleto de estrelas que dão a impressão que podem ser tocadas; a imensidão do universo na ponta dos dedos. Quando Lua está cheia, o espetáculo é maior ainda, a luz reflete nas areias brancas, iluminando as dunas, oferecendo aos amantes, lugar e clima perfeito para o romance.

     

    Apesar das altas temperaturas que chegam a alcançar 38ºC, um vento forte e incessante, que muda constantemente a posição das dunas que chegam a atingir mais de 20 metros de altura, suaviza o clima, dando a impressão de que o sol não está tão escaldante, tornado o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses em um dos lugares mais fascinantes do planeta Terra.

     

    Enio Trevizani

     


    Compartilhe esta matéria!


      





    » Curta a página do site Anuncifácil no Facebook




     



    »Publicidades

    Copyright © 2009 Anunci Fácil - Direitos Reservados - Cornélio Procópio - Paraná Site Desenvolvido por: AbusarWEB