• O que você esta procurando?

    » NÖRDLINGEN, UMA CIDADE PARADA NO TEMPO



    Redação Anuncifácil

     

    No estado independente da Baviera, a região mais rica da Alemanha, conhecida mundialmente por ser a terra natal do Papa Bento XVI e do ex-jogador de futebol Franz Beckenbauer, por seu estilo arquitetônico, pelos festivais de música erudita, por sua gastronomia, onde incluem cervejarias com mais de mil anos e por possuir empresas como Audi, BMW, Siemens e Adidas entre outras, esta pequena Nördlingen, uma das duas últimas comunidades existentes no território germânico que anda possuem muros que servem de proteção contra invasões, semelhante a cidades as européias do séc. XIV. Parada no tempo, Nördlingen é uma cidade medieval em pleno séc. XXI, com suas típicas casas feitas de alvenaria e toras de madeira, muito semelhante às construções alemãs do sul do Brasil. Os muros são traçados de forma circular com quinze torres e vários portões de entrada.

     

    Construída em cima de uma grande cratera, no séc. IX. Seus idealizadores acreditavam que o lugar teria sido um vulcão, que se encontrava extinto. Muito mais tarde foi descoberto que na verdade era o local onde um grande meteorito havia caído a milhões de anos atrás. Graças a esta descoberta, muitos cientistas dedicaram-se ao estudo da peculiar formação, até mesmo os engenheiros da NASA, procuravam ali semelhanças que servissem de base para seus cálculos de aterrissagem na Lua, durante o Projeto Apolo, na década de sessenta.

     

    Palco de confrontos religiosos entre protestantes e católicos e incursões francesas, na idade média, durante a Segunda Guerra Mundial, foi preservada dos ataques de bombardeiros aliados, por seu valor histórico e Nördlingen é hoje uma pacata e tranqüila cidade, com cerca de vinte mil habitantes. Todos os dias, exatamente às 22h30, seus “sentinelas” garantem a segurança, conforme o costume medieval, com gritos de “Tudo Vai Bem”, do alto do campanário da igreja gótica de São George.

     

    Cidade onde nasceu o jogador de futebol Gerhard Müller, apelidado de "O Bombardeiro", este centroavante alemão, ficou famoso no mundo por ter sido o atleta que mais havia marcado gols em copas do mundo, superado pelo jogador brasileiro, Ronaldo “O Fenômeno”, na própria Alemanha, durante Mundial de 2006, possui atrações como, o centro do mercado local, o centenário prédio da prefeitura, ruas para caminhar, aproveitando os típicos cafés, restaurantes e tabernas européias, a Igreja em estilo gótico de St. Salvator, construída em 1422. Na parte central da cidade, a Igreja de St. George, construída em 1427, onde encontramos a “Torre Daniel”, com seus noventa metros de altura. Nesta imponente torre, o visitante é bem-vindo, se quiser subir seu 350 degraus e contemplar a visão panorâmica das casas e muros que cercam a cidade. Acredita-se que a base desta igreja e de outros prédios, fora construída com fragmentos do meteoro, pelo aspecto negro de suas pedras. No museu, podem ser vistos dados sobre a história da origem do meteoro, documentos medievais e fotografias, alguns achados arqueológicos e diversas informações sobre a cultura, tradições e costumes da região.

     

    Protegida pela UNESCO, a pequena Nördlingen, faz parte da lista dos Patrimônios Mundiais da Humanidade e é considerada um dos lugares mais fascinantes do planeta terra.

     

    Enio Trevizani

     


    Compartilhe esta matéria!


      





    » Curta a página do site Anuncifácil no Facebook




     



    »Publicidades

    Copyright © 2009 Anunci Fácil - Direitos Reservados - Cornélio Procópio - Paraná Site Desenvolvido por: AbusarWEB