• O que você esta procurando?

    » "Powehi": primeiro buraco negro fotografado ganha nome havaiano



    Redação Anuncifácil

     

    Recentemente, uma equipe de cientistas divulgou a primeira imagem de um buraco negro da história. A notícia comoveu fãs de astronomia no mundo todo, e não demorou para o fenômeno ser batizado.

    O nome do objeto cósmico é Powehi, segundo o Honolulu Star-Advertiser, e foi escolhido pelo professor Larry Kimura da Universidade do Havaí em Hilo. "Powehi" significa "criação sombria esculpida adornada" ou "fonte obscura embelezada de criação sem fim" e vem do Kumulipo, um canto de criação havaiano do século 18.

    Segundo o periódico norte-americano, "Po" é uma profunda e obscura fonte de criações sem fim, enquanto "wehi", que significa honrado com enfeites, é uma das descrições de "Po".

    "Ter o privilégio de dar um nome havaiano à primeira confirmação científica de um buraco negro é muito significativo para mim e para minha linhagem havaiana, que vem de Po", afirma Kimura em um comunicado à imprensa.

    Jessica Dempsey, vice-diretora do Telescópio James Clerk Maxwell em Mauna Kea, adorou a ideia de batizar o objeto cósmico dessa forma. "Nós descrevemos o que vimos e que esse buraco negro estava iluminando e iluminando a escuridão ao redor dele, e foi aí que ele [Kimura] criou o nome", afirma. (Redação e foto Revista Galileu)

     


    Compartilhe esta matéria!


      





    » Curta a página do site Anuncifácil no Facebook




     



    »Publicidades

    Copyright © 2009 Anunci Fácil - Direitos Reservados - Cornélio Procópio - Paraná Site Desenvolvido por: AbusarWEB