O que você esta procurando?

» Polícia prende prefeito de Jundiaí do Sul que tem 24 processos


10750 visualizações

O prefeito de Jundiaí do Sul, Valter Abras(foto, chegando na delegacia de Jacarezinho) foi preso por volta das 15h15m deste domingo,dia 29, pela P2(Serviço de Inteligência da PM), na rua São Paulo, centro de Ribeirão do Pinhal, comarca de onde partiu o mandado, expedido já havia quatro dias pelo juiz Antônio Sérgio Hernandes. Abras estacionou o Ford Focus(AQW-0555/Jundiaí do Sul) e andava a pé quando foi abordado.

 

Os PMs o encaminharam até a polícia civil pinhalense para os procedimentos burocráticos e, na sequência, levado para a 12a. Subdivisão Policial de Jacarezinho. Não foi algemado e nem resistiu à prisão.

 

Ele, que é do PSDB, havia sido empossado há apenas três meses depois de ter sido condenado por crime ambiental(problemas causados na administração de um lixão mantido pela prefeitura de Jundiaí do Sul).

 

Os motivos vêm do último mandato dele como chefe do executivo(Decreto 201/67 Incisos I e II, que apura crimes dos agentes políticos) e relaciona-se à ausência de documentos contábeis como notas de empenho, notas fiscais, recibos de pagamentos e contratos administrativos, em suma, desvio de verbas públicas e improbidade.

 

O vice, Jair Sanches(PR) não assumirá a prefeitura nesta segunda-feira, conforme chegou a ser cogitado. É que Abras pode continuar despachando, por enquanto, até que consiga a liberdade provisória.Se não conseguir, pode renunciar ou pedir licença.O legislativo também pode propor a cassação do mandato. Nos três casos, quem assumiria a chefia do executivo é o atual vice.

 

O decreto, de 27 de fevereiro de 1967, diz serem crimes de responsabilidade dos prefeitos, sujeitos ao julgamento do poder judiciário, independentemente do pronunciamento da câmara de vereadores:

 

I – Apropriar-se,indevidamente, em proveito próprio ou alheio, de bens, rendas ou serviços público;

 

II – Utilizar-se, indevidamente, em proveito próprio ou alheio, de bens, rendas ou serviços públicos.

 

Consultado, o advogado do NPdiario, Jacir Furtado, enfatizou que Abras foi incriminado pela Justiça por apropriar-se e utilizar-se, de acordo com os incisos mencionados acima.

 

Ele informou que a ação penal prevista no decreto-lei é sobre crime de responsabilidade somente de ex-prefeitos e ex-vereadores, "essas ações têm sempre como acusados os ex porque os prefeitos que estão no exercício do mandato são processados perante o Tribunal de Justiça".

 

Normalmente, a peça inicial é a denúncia oferecida pelo Ministério Público ou queixa subsidiária.

 

A notícia,dada em primeira mão pelo npdiario,repercutiu imediamente, com e-mails e telefonemas de outros órgãos de comunicação do Paraná procurando o portal à procura de detalhes.

 

Segundo fonte privilegiada,Abras foi preso por causa do trânsito em julgado de 24 (vinte e quatro) ações penais que tramitavam contra ele. Eram ações penais que envolviam desvio de dinheiro público e falsificação de notas fiscais, ajuizadas por Kele Bahena, quando promotora de Justiça de Ribeirão do Pinhal. A menor pena, em cada um desses 24 processos é de quatro anos de reclusão. Como não é réu primário,a situação tende a se agravar.

 

Abras recorreu ao TJ(Tribunal de Justiça) e ao Supremo Tribunal de Justiça (Brasília), pedindo que lhe fosse aplicada a pena do crime continuado. Em dezembro de 2011, antes do Natal, ele perdeu todos os recursos e as decisões transitaram em julgado.

 

A reportagem não conseguiu contato com a advogada dele, Sílvia Melo.

 

O principal adversário político do tucano é Joel Marciano Rauber, atual chefe de gabinete da prefeitura de Santo Antônio da Platina. Ele foi localizado, mas preferiu não fazer declarações sobre o caso.

 

 

Informações NPDIARIO

Texto: Valcir Machado

Fotos: Antônio Pícolli e Jivago França

» Veja Fotos





» Curta a página do site Anuncifácil no Facebook



 


»Classificados


»Publicidades


Comentários(0)

 

Postagem em questão: “Polícia prende prefeito de Jundiaí do Sul que tem 24 processos”

Mande um comentário

 

Diga-nos o que esta pensando...
Sua participação é muito importante para nós!

Termos de uso

O conteúdo dos comentários postados pelos leitores neste site é única e exclusivamente  de responsabilidade dos autores e não representam, de maneira alguma, a posição ou opinião da redação do AnunciFácil. A edição também se reserva o direito de excluir qualquer comentário que julgar oportuno ou tenha conteúdo impróprio.

As imagens postadas neste site têm como objetivo a informação de forma austera e servem de alerta para a conscientização da sociedade quanto aos riscos de acidentes sejam em quaisquer circunstâncias, preservando as vítimas da exposição imprudente, como também mostrar o difícil trabalho dos profissionais voltados ao resgate, saúde e segurança pública, deixando de lado o sensacionalismo e promovendo o jornalismo ético.

»Publicidades

  • Polícia prende prefeito de Jundiaí do Sul que tem 24 processos
Copyright © 2009 Anunci Fácil - Direitos Reservados - Fone:(43)9982-2633 Tinti - Cornélio Procópio - Paraná Site Desenvolvido por: AbusarWeb.com.br - contato@abusarweb.com.br
Usuarios Online